sexta-feira, 1 de outubro de 2010

INCENDIO NA USINA DA FUMAÇA Suspeita é que banhistas tenham causado o incidente

Pelas fotos já da pra perceber que o cenário mudou totalmente. Sai o tom verde e se substitui pelo cinza. Quem esteve lá, também afirma que o som dos pássaros e do balanço das flores, também foi ofuscado pelos estalos das matas e madeiras sendo consumidas pelo fogo, juntamente com grito da comunidade que se desesperava para conter as chamas. Essa é a descrição relatada por moradores que tentaram apagar o incêndio que aconteceu nesse domingo (26) na Cachoeira da Usina da Fumaça, por volta das 14 horas da tarde.


Ainda sim, nenhuma descrição ou foto, exemplifica melhor a dor causada nos moradores de ver o local onde vivem sendo destruído. Esse, pelo menos, foi o sentimento da Dona Daici Xavier Vieira ao telefone com a equipe de reportagem do Jornal DIARIO. Há 58 anos vive com a família no local. O marido é aposentado, e para ajudar nas despesas da casa, ela vende comida na sua casa para os turistas que freqüentam o local. Quando perguntada sobre a sensação em que está vivendo, as palavras simplesmente desaparecem na mesma proporção que chegam as lágrimas. “É difícil (...)”, é só o que ela consegue dizer.

Grande parte da área atingida está sob a cobertura de proteção ambiental. Apesar de pertencer a empresa de energia Zona da Mata Gerações S.A., o local é ponto turístico da região e também opção de lazer, por contar com uma cachoeira. Fabrício Paixão da Rocha, por exemplo, gosta aproveitar o ambiente natural para levar a família. Ele, juntamente com os moradores do local ficaram até quase 21 horas da noite, tentando amenizar o incêndio. “É questão de falta de consciência colocar fogo em um local como esse. Agora, caso a empresa, por segurança, opte por proibir a vinda de pessoas, o turismo acaba e prejudica inclusive os moradores daqui”.

A Polícia Florestal, juntamente com o Corpo de Bombeiro, atenderam a ocorrência, porém, por terem chegado três horas e meia depois, não puderam evitar que 3 hectares fossem atingidos. Dentre as dificuldades apontaram que o tempo estava seco, anoitecer e falta de pessoas, já que somente 2 bombeiros,2 policiais florestais e mais 3 pessoas da comunidade e visitantes, fizeram todo trabalho.

Dentre os presentes, existem rumores que alguns adolescentes seriam os causadores do incêndio. A Polícia Florestal, confirma que essa informação tenha chegado até eles, porém é muito cedo para apontar o culpado. Segundo o Cabo Fabiano, que compareceu ao local, a PF fez uma ocorrência e encaminhou ao delegado, por se tratar de um crime ambienta. A partir de agora, só resta investigar se o crime foi acidental ou criminal.

Enquanto a apuração é realizada, a população ainda reclama pelo fato de uma área “protegida” passar por um problema como esse em plena luz do dia. Problema esse, que resultou em prejuízos para a fauna e a flora do lugar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário