sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Muriaé não tem UTI Neonatal Fundação desmente denuncia do vereador Carlos Wilson

Vários rumores e denuncias, mas nenhuma solução. É essa a realidade de Muriaé em relação a necessidade de haver no município uma UTI Neonatal. Na manhã dessa sexta-feira foi publicado em um blog, na íntegra, o depoimento do Vereador – e também médico obstetra - Carlos Wilson, denunciando haver três destes leitos instalados na Fundação Cristiano Varella e questionando o porquê de nao prestarem esse atendimento.


Segundo o texto, o vereador há meses tem procurado representantes do governo para que haja a implantação dessa UTI, que é fundamental para qualquer município. Ele afirma ter recebido, no mês de agosto, respostas das representações encaminhadas ao Ministro da Saúde e ao Secretário de Saúde do estado de Minas Gerais, afirmando que no município de Muriaé já contava com as unidades credenciadas desde o dia 05 de janeiro de 2009.

Mas a história não é bem assim. Após apuração do Jornal DIARIO – afinal é função dos veículos de comunicação serem parciais e sempre apurar os dois lados da história – o Diretor Administrativo da FCV,Sérgio Dias Henriques, enviou, ao email do jornal, um pronunciamento desmentindo a denuncia. Ele explica que a Portaria que trata do credenciamento foi publicada de maneira equivocada pelo Ministério da Saúde, já que não houve por parte da instituição nenhuma solicitação.

No email o diretor faz questão de ressaltar que não especialidade do Hospital prestar esse atendimento. “A Fundação não atende a especialidade da obstetrícia, portanto não faria nenhum sentido ter o credenciamento de UTI Neonatal para dar suporte a gestantes de alto risco. Hoje contamos com 6 leitos de UTI Adulto e 3 leitos de UTI Pediátrico, especificamente para utilização dentro da especialidade da oncologia, pois trata-se de uma instituição especializada no tratamento oncológico”. Ele conclui informando que

já foi solicitado pela Regional de Saúde de Ubá a revisão desta Portaria junto a Secretaria Estadual de Saúde.

Muito mais que o fato em si, é importante ressaltar que em meio a esse impasse o município ainda fica sem esse tipo de atendimento. Uma das características do período neonatal são as altas taxas de morbi-mortalidade, devido ser uma fase de grande fragilidade do ser humano e a alta propensão a ocorrência de seqüelas. Para que estas taxas diminuam e haja a recuperação de alguma patologia,sem que haja seqüelas, é indicado o encaminhamento para Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). Em Muriaé isso não é possível, então como fica a situação?

A resposta ainda fica no ar, já que a equipe do Jornal Diário entrou em contato por várias vezes com o secretario de saúde, Doutor Marcos Guarino, porém ele não pode se pronunciar por estar em atendimento em seu consultório de pediatria.

Um comentário:

  1. MAIS UM VERGONHOSO DESVIO DE VERBAS DO HOSPITAL DO CÂNCER DA FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA, POIS, A VERBA ESTÁ SENDO REPASSADA POR MUITO TEMPO. BASTA CONFERIR.
    QUE VERGONHA LAEL...

    ResponderExcluir