quinta-feira, 16 de setembro de 2010

QUANDO O SUPLEMENTO ALIMENTAR É REALMENTE NECESSÁRIO?

Você já ouviu falar em suplementação alimentar? Muitos ainda questionam a utilização deles associados à dieta e exercícios. Por um lado é um benefício, já outros afirmam que com uma dieta equilibrada e um bom treinamento, é possível melhorar o desempenho físico, sem o consumo do produto.

Um exemplo da divergência de opinião é o que ocorre entre a Karine Campos e o Carlos Algusto Veggi. Ela afirma que através dos suplementos ganha massa saudável mais rápido, e também, ajuda no bem estar físico e mental. Ele, todavia, diz que a sua alimentação já é suficiente para suprir os exercícios. O que comprova que além de ter opiniões diferentes, o uso do suplemento nunca deve ser generalizado.

Os suplementos são alimentos transformados pela tecnologia e apresentam os nutrientes dos alimentos naturais, ou seja, que se originou. De acordo com a nutricionista, Tayrine Costa M. C. Pelegrini eles tem uma função específica “A finalidade da suplementação é reforçar e complementar a dieta alimentar, principalmente de esportistas e praticantes de atividades físicas”.

Ela ainda complementa que também recomenda-se suplementação nutricional em qualquer caso onde haja carência nutricional muito severa, que não possa ser resolvida por meio de alimentação. Isso ocorre com indivíduos que não são adeptos a ingerir certos tipos de alimentos. Esse público geralmente é composto por vegetarianos, ou pessoas com intolerância à lactose que precisariam de suplementação de proteínas e cálcio para atender as demandas dos nutrientes.

Quando o assunto é consumo de suplemento e exercício, a profissional de educação física na área de musculação há 20 anos, Marília Silva Brum Filha afirma que equipe multiprofissional é importante. Ela explica que o profissional da educação física não está habilitado para indicar a suplementação alimentar, diferente do que muitos imaginam. O que ele pode, na verdade, é orientar ao cliente uma alimentação saudável. “É mais uma dica, ou incentivo, não significa também que prescrevemos uma dieta. Agora, após essa indicação, de um profissional competente, aí sim o educador físico entra no processo para associar essa dieta ao exercício mais indicado”, afirmou.

Essa opinião também é a da nutricionista Tayrine, profissional que é recomendado para prescrever o consumo do produto. Uma pessoa normal não precisa fazer o uso de complementos alimentares, pois o uso indevido pode ser convertido em gorduras, sem contar com o risco de causar câncer no fígado, rins, pulmões, impotência sexual, aumento do tempo de coagulação do sangue em longo prazo e contribuir também com outros males. “O profissional mais qualificado para prescrever suplementos é o nutricionista, pois, este detém de conhecimentos técnicos para quantificar carências nutricionais no hábito alimentar do individuo”, explicou.

A dica dos profissionais é que para quem está interessado em fazer algum tipo de suplementação alimentar, o ideal é ter uma alimentação equilibrada e variada, com a ingestão de alimentos naturais e de boa qualidade (frutas, verduras, legumes, etc.). Além disso, evitar vícios, como o abuso de álcool e cigarro, já que além de prejudicar o preparo físico do atleta, acabam por roubar os nutrientes vindos da alimentação que deveriam ficar retidos no organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário