sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PAGAMENTO DE CONTAS NO COMÉRCIO DIMINUI FLUXO DA FILA NOS BANCOS

Leite, refrigerantes, balas, doces, biscoitos e caixa eletrônico. Isso mesmo, caixa eletrônico. Prestar serviço bancário como saque, depósito, pagamento de contas de água, luz e telefone, é a pratica de alguns comércios em Muriaé que tem agradado a população. O objetivo dessa iniciativa é tentar integrar os cidadãos sem conta corrente ao sistema bancário e também diminuir as filas nas agências e os custos.
“Chega o início ou fim do mês e ter que encarar bancos, correios e lotéricas com muitas pessoas e filas enormes não é fácil, pelo contrário, é stressante e burocratico” comparou o ex militar Jorge Luiz da Rocha que agora só paga as contas em um estabelecimento na Barra, onde mora. Além das questões técnicas no atendimento o vendedor, Luiz Carlos, também ressalta outro fator importante: a comodidade. “Prefiro vir aqui porque além de ser próximo da minha casa é mais prático, já que se eu fosse a algum banco no centro da cidade o atendimento seria muito mais demorado e difícil de conseguir pagar tudo no meu horário de almoço”.
Segundo o proprietário de uma loja de produtos rurais na Barra – que oferece esse serviço - , Jônatas Roberto Ferreira, o que ajuda a condensar o tempo de atendimento é o fato de não cumprir nenhum movimento bancário que não seja saque ou depósito. Além disso, ele enfatiza que ao contrário do que acontece nas lotéricas, não realizam jogos, por isso as filas são menores. “Diariamente atendemos cerca de 300 pessoas e o que aparente é muito e demorado, pelo fato de centralizarmos o atendimento, faz com que acabe sendo rápido”, explicou.
“Uma mão lava a outra”. É o termo que o senhor Jônatas usou para definir o fato de que ao receberem os pagamentos, a movimentação fez com que a venda da loja aumentasse. Por causa dessa demanda ele solicitou outra maquina de caixa para agilizar ainda mais o trabalho e atraí novos clientes.
De acordo com a Coordenação de Cadastro Econômico o estabelecimento que estiver interessado nessa prestação de serviço deve firmar parceria com alguma agencia bancaria e solicitar a mudança do alvará de funcionamento na prefeitura municipal. Mas existem algumas restrições, a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu recentemente que as drogarias e farmácia oferecessem esse trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário