sábado, 11 de setembro de 2010

IBGE AFIRMA QUE 90% DA POPULAÇÃO URBANA MURIAEENSE JÁ FOI RECENSEADA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Muriaé divulgou na manhã desta sexta-feira (10) com exclusividade ao Jornal Diário o balanço do Censo 2010. De acordo com os números mais recentes 90% da população urbana da cidade já foi recenseada. O trabalho nos distritos também estão bem adiantados, já que Vermelho,Belisário, Bom Jesus da Cachoeira, Pirapanema e Itamuri foram praticamente concluídos, faltando somente Boa Família.
Ao contrário do que pensa muita gente, os bairros mais distantes são os que o censo está sendo aplicado com maior rapidez. Dentre eles se destacam: Aeroporto, Santa Teresinha, São Cristóvão, São Joraquim e Dornelas. Por outro lado, alguns supervisores afirmaram que o Centro é um dos bairros mais difíceis de aplicar o questionário, mas a expectativa é que até a terça-feira da semana que vem a área esteja concluída.
Responder corretamente às perguntas do Censo 2010 não é apenas fundamental para que o município tenha informações sobre sua população, mas também uma obrigação legal. Pouca gente sabe, mas a Lei 53.534, de 1968, diz que todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem não fornecer os dados poderá pagar multa de até dez salários mínimos.
Mesmo assim o coordenador de sub-área de Muriaé, Carlos Henrique Meireles diz que o desconhecimento dessa informação tem sido o maior empecilho no município. “O nosso trabalho está praticamente pronto, mas algumas pessoas ainda se negam a responder os questionários. Isso pra mim é uma falta de cidadania, pois eles precisam ter consciência que todas essas informações são úteis para formar o perfil da própria cidade”.
Um alerta importante é para o fato de algumas pessoas omitirem ou mentirem em algumas informações com medo de serem prejudicadas. “ O que nós percebemos, pelos nossos recenseadores, é que muitos na hora de responderem sobre a renda salarial acabam sonegando dados com medo de perder benefícios, como o bolsa família”. Contudo, Carlos Henrique ainda ressalta que a mesma lei que obriga garante que todas as informações prestadas são sigilosas e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.
Quanto às casas em que até o fim do prazo nenhuma pessoa tiver sido encontrada será classificada como “domicílio fechado”. O IBGE automaticamente vai computar como população existente no domicílio e aplicar os dados conforme a média da cidade. Uma atitude que pode facilitar o serviço desses profissionais é a pessoa ter a iniciativa de comparecer ao posto de coleta localizado em anexo a Fundarte, ou então ligar para 3721-3387 e agendar um horário.
A equipe do IGGE era composta inicialmente por 98 recenseadores, porém atualmente somente 40 estão atuando, exatamente porque aqueles que terminaram o serviço já foram dispensados. O prazo estipulado no Brasil é que todas as informações sejam coletadas até o dia 15 de Outubro, todavia em Muriaé a estimativa é para antes do dia 10 de Outubro, conforme afirmou o coordenador da cidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário