sábado, 11 de setembro de 2010

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PODE DISPENSAR FIADOR

Atualmente na Faculdade de Minas (FAMINAS) de Muriaéamanha 315 alunos utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) como alternativa para poder bancar os estudos ate 2010. A ajuda muitas das vezes é fundamental para conseguir a graduação, como foi o caso da mais nova farmacêutica Geisa Juliana.
Quando ainda era estudante do segundo período ela fez o financiamento de 50% da mensalidade. “Sem esse dinheiro eu jamais formaria”, é o que ela diz a respeito do programa. Agora, formada e empregada, paga a Faculdade com parcelas de R$350 e ainda com o salário tem possibilidade de fazer uma pós-graduação.
Com a nova medida do Mec (Ministério da Educação) - ao que tudo indica - muitos casos como o da Geisa devem surgir não somente em Muriaé, como no Brasil inteiro. A novidade foi publicada nesta quarta-feira (8) autorizando a criação de um fundo garantidor que irá permitir que os contratos do (Fies) sejam feitos sem a exigência de fiador.
A dispensa do fiador só ocorrerá para os contratos feitos por instituições de ensino que aderirem ao fundo. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida provisória deverá ser regulamentada até o fim de setembro, com regras definidas em conjunto entre os ministérios da Educação e da Fazenda.
Segundo o ministro, a composição do fundo garantidor será feita a partir do próprio mecanismo de do Fies. De cada título emitido pelo financiamento a favor da instituição, será destacada uma parcela para o fundo garantidor.
Neste ano o Fies já havia sofrido algumas mudanças. As inscrições passaram a ficar permanentemente abertas, o que permite que o aluno solicite o financiamento em qualquer época do ano. Até agora foram firmados cerca de 47 mil contratos.
Os juros cobrados e o prazo para quitação também mudaram. Os juros baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para pagamento foi ampliado para três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de doze meses.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário